sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Casa Tólo





A casa Tólo, da autoria do Arquitecto Álvaro leite Siza situa-se no distrito de Vila Real e é na minha opinião um bom exemplo da adaptação do projecto ao terreno, de forma a potenciar plataformas exteriores, piscina e criar espaços inovadores e surpreendentes.
Promotor: Luís Marinho Leite Barbosa da Silva (Tóló)
Localização: Lugar das Carvalhinhas, Alvite, Freguesia de Cerva, Concelho de Ribeira da Pena
Data: 2005
Tânia

4 comentários:

Unknown disse...

Lindo e polémico. Perverte algumas questões funcionais...

Creio contudo, que o projecto tinha originalmente grandes limitações orçamentais, factor que aliado à grande instabilidade do terreno induziu a este tipo de solução.

Pessoalmente, acho interessante a relação dos pisos entre si, as coberturas dos são simultaneamente socalco e pátio exterior. O conjunto vai-se articulando pedonalmente, com sucesso encosta abaixo (ou acima). A escolha do betão relacionou-se com as formações rochosas do local.

Resultou num projecto interssantissimo, confesso que já me vão chateando as “sizisses” de brilhante minimalismo. (Mas isso é outro assunto…) ;)

Tenho de admitir que está brilhante.

Paulo G.

Unknown disse...

Talvez por falha minha, mas é a primeira vez que vejo este projecto. Concordo com o Paulo, no sentido de que os "tiques" à Siza que por vezes chateiam, parecendo mesmo vícios de desenho/projecto do que outra coisa...mas comentários à parte, este projecto mostra como a morfologia do lugar contribui para o exercício da arquitectura. Penso que além de ser um projecto interessante, é "algo" saudável de se ver (materialidade/estrutura/desenho).

Gonçalo Soares

100projectos disse...

É um facto que existem algumas similaridades com Siza Vieira ou não fosse o arquitecto Álvaro Siza seu filho...
Independentemente disto acho que todos nós já percebemos que actualmente muita da linguagem da arquitectura se toca e se encontra nas obras de Siza Vieira.Assim, podemos observar nas obras de Aires Mateus, Carrilho da Graça e outros muito do mesmo espirito que move Siza e que moveu os arquitectos modernos como Adolf Loos.
É bem verdade que nada se inventa mas, tudo se pode reinventar...

Tânia

Unknown disse...

Já imaginaram o que é exercer arquitectura à sombra de um Pai consagrado...
Deve abrir todas as portas do mundo, contudo o trabalho estará sempre sob enorme escrutínio, a pressão deve ser enorme :)

Paulo